Gestão Escolar
Postado em: 12/01/2021
aprovacao_vestibular

Como sua escola ou cursinho pode aprovar mais no Enem e vestibular?

Os adolescentes de hoje têm diversos desafios pela frente. O primeiro deles é a entrada na universidade. Por isso, escolas e cursinhos se veem na missão de não apenas entregar um ensino de qualidade, como também de aprovar mais no Enem e vestibular.

Antes de tudo, para que sua instituição seja bem-sucedida nessa tarefa, é preciso envolver o aluno: ele precisa ver sentido no que está aprendendo.

Igualmente, personalizar o ensino e promover experiências também são itens importantes. Isso tudo facilita o aprendizado e contribui com o grau de confiança dos alunos.

Vamos abordar cada um desses itens abaixo. E, se você quiser ter acesso a mais dicas, baixe o e-book Como ser referência em aprovações no Ensino Superior – 5 dicas essenciais.

Engaje o aluno

Pode parecer óbvio, mas essa é a lição de casa que muitas escolas e cursinhos não fazem. Quando a expectativa de aumentar os resultados no Enem e vestibular é alta, o foco muitas vezes se torna apenas repassar conteúdo.

Entretanto, quando o aluno é protagonista do aprendizado, ou seja, tem curiosidade, interesse e busca o conhecimento também por conta própria, o aprendizado é mais prazeroso e é para a vida toda.

Além disso, o aprendizado perene faz com que o aluno se sinta mais confiante com seus conhecimentos e isso pode ser transmitido na hora de prestar um exame de admissão. Tudo isso ajuda sua escola ou cursinho a aprovar mais no Enem e vestibular.

E como engajar o aluno?

Faça a comunicação fluir

Primordialmente, criar empatia é o primeiro passo para que a comunicação flua e o aluno fique atento à aula. Além disso, promover debates, para que os estudantes tenham a chance de pensar e argumentar, também ajuda a construir pontes.

Exemplifique como os temas da aula podem ser aplicados na vida real

Os jovens de hoje serão responsáveis por resolver grandes desafios do amanhã. Nesse sentido, é preciso que seu cursinho e escola ensine questões práticas que farão diferença em suas vidas.

Essa preocupação da escola faz com que os estudantes se engajem mais nas aulas − fator importante para sua instituição aprovar mais no Enem e vestibular.

Mostre o caminho para ele aprender mais

Conhecer um canal no YouTube ou uma série que possa ser indicada ao aluno, para que ele continue aprendendo sobre aquele tema visto em sala, é uma maneira de tornar o aprendizado mais divertido.

Analogamente, uma atividade que ele possa fazer para experimentar um fenômeno químico ou físico também é interessante para que as descobertas se tornem mais significativas.

Personalize o conhecimento

Leve em conta que os jovens não têm as mesmas necessidades e motivações. Portanto, foque no objetivo de cada aluno e traga um diferencial para sua escola aprovar mais no Enem e vestibular.

Defina objetivos

Cada aluno tem uma intenção em relação ao Enem e aos vestibulares e cada curso tem demandas específicas.

Então, é preciso conversar com os alunos, entender do que eles precisam e trabalhar (também) com isso em mente. Além disso, mostre a eles o que será abordado em cada período e disciplina e por quê.

Da mesma forma, não deixe de ter conversas periódicas com os alunos para manter um bom índice de satisfação na sua instituição de ensino e acalmar os ânimos. O clima da sua instituição também contribui para aprovar mais no Enem e vestibular.

Use a tecnologia

Para aprovar mais no Enem e vestibular, é preciso não só realizar simulados, mas entender o que está por trás deles. Por meio das provas, entenda os pontos fortes e fracos dos alunos e das turmas para que o aprendizado seja mais direcionado.

Por meio do app Studos, parceiro do Sistema Positivo de Ensino, é possível verificar as questões que trazem mais dúvidas. Com essa informação, é possível fazer aulões especiais ou sanar essas dificuldades durante as aulas.

Realize atividades ligadas aos interesses dos alunos

Fuja do desenho comum de sala de aula e organize projetos segmentados, como clubes de literatura, grupos de cinema ou uma turma focada na aprovação de determinado curso.

Promova experiências inesquecíveis

Os alunos precisam se sentir confiantes para aprenderem mais e alcançarem bons resultados, fazendo sua instituição aprovar mais no Enem e vestibular. Aulões são uma forma de trabalhar a confiança dos jovens, pois contribuem com a compreensão do conteúdo e aliviam o estresse em simultâneo.

Além disso, questões multidisciplinares ajudam o estudante a entender como determinado assunto pode ser aplicado na sua própria vida e ajudam a trabalhar o olhar para o Enem, que cobra os assuntos dessa forma.

Por fim, aqui você conferiu uma prévia com itens que podem ajudar sua escola ou cursinho a aprovar mais no Enem e vestibular. Baixe o e-book Como ser referência em aprovações no Ensino Superior – 5 dicas essenciais e acesse todas as dicas!

Fale o que você achou deste post nas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube. Continue acompanhando o blog para mais dicas de educação.

Leia mais: Enem: o que você precisa saber

⟵ Voltar