Dicas
Postado em: 22/02/2021
ensino híbrido em 2021

Como colocar o Ensino Híbrido em prática em 2021

As escolas estão começando seu processo de volta às aulas. Por isso, separamos informações sobre o Ensino Híbrido e as principais mudanças que acontecerão em 2021 para as instituições conveniadas ao Sistema Positivo de Ensino. 

Para nos ajudar nessa tarefa, conversamos com Marileusa Guimarães de Souza, coordenadora de Área da Assessoria de Informática Educativa no Sistema Positivo de Ensino. Confira a seguir:

A tendência do Ensino Híbrido em 2021

Como dito anteriormente, o Ensino Híbrido é uma das grandes tendências na educação em 2021. Mas como podemos definir essa modalidade de ensino? 

O Ensino Híbrido combina a aprendizagem presencial e on-line. Em outras palavras, ele alterna a aprendizagem, mesclando atividades digitais com a exposição do conteúdo físico. 

Além da tecnologia na educação

O uso da tecnologia na educação já é considerado essencial. Mas, para compreender o Ensino Híbrido em sua totalidade, é preciso pensar que as dinâmicas de ensino precisam estar completamente articuladas. 

Os recursos digitais, por si só, não garantem o aprendizado do aluno. Sendo assim, é preciso utilizar a tecnologia a serviço do projeto pedagógico, transformando ela em um meio que oportuniza mais aprendizado e ricas descobertas.

Foco no protagonismo

É importante que todos os recursos utilizados contribuam para o aprendizado e protagonismo ativo dos estudantes, incentivado em metodologias como o interacionismo.  

Ou seja, o professor precisa direcionar o trabalho, detectar o que pode ser aprimorado, planejar as atividades e selecionar o conteúdo de forma estratégica. E isso deve acontecer para que o estudante conquiste objetivos dentro de cada etapa de ensino.  

Como essas mudanças acontecem em um contexto que mescla aulas presenciais e remotas, não há dúvidas de que será um desafio. Mas é preciso pensar de forma otimista. Afinal, é assim que a escola vai inovar e ressignificar a sua missão de ensinar em um novo contexto.

Com  planejamento, apoio da equipe escolar, flexibilidade e disposição, não há dúvidas de que esse novo modelo será aplicado com êxito. 

Para colocar em ação na sua escola, pense nas seguintes estratégias: 

  • aulas presenciais curtas, com exposição de conteúdo dinâmico e espaço para orientações e abertura para dúvidas e sugestões; 
  • atividades on-line em referência ao ambiente presencial; 
  • reflexão contínua sobre a diversificação das atividades, estratégias e recursos para proporcionar mais oportunidades de aprendizado.
  • lembre-se de que recursos tecnológicos, como computadores e internet com boa conexão, vão ser importantes para a realização das atividades on-line no ambiente da escola.

Além disso, é importante lembrar que no modelo híbrido o professor se torna mediador do conteúdo. Isso reforça o protagonismo do aluno e respeita as limitações e o tempo de cada um. 

Como o Sistema Positivo de Ensino apoia as escolas no Ensino Híbrido?

Antes mesmo de a estratégia de Ensino Híbrido ser colocada em prática em 2021, muitas escolas buscaram soluções tecnológicas para suas instituições. 

Desse modo, o Sistema Positivo de Ensino oferece ferramentas que enriquecem as experiências de aprendizagem, como o Positivo On, livros digitais interativos, realidade aumentada, simulados on-line, conteúdos multimídia, videoaulas e muito mais!

Além disso, a equipe pedagógica tem acesso à diversos outros temas com as lives disponíveis no nosso YouTube.

Mudanças no Positivo On

Foram realizadas atualizações significativas no Positivo On, que ganhou mais interatividade, performance e uma interface mais intuitiva.


Todas essas melhorias caminham lado a lado com o Ensino Híbrido porque permitem que o aluno aprenda de formas diferentes. O objetivo, portanto, é promover a autonomia e o protagonismo dentro e fora de sala de aula.

Somos parceiros de quem acredita no poder da educação e podemos levar o Ensino Híbrido para a sua escola. Fale com um consultor.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Converse com a gente nas redes sociais: YouTube, Facebook e Instagram, e continue acompanhando o blog.

Continue lendo:

Artigo: As lições do Ensino Híbrido para 2021

O que é Ensino Híbrido e sua importância

⟵ Voltar