Ensino
Postado em: 28/04/2021
dia da educacao

Dia da Educação: entenda a importância da data

A transformação pela educação

Por Heitor de Araújo Martins, Diretor Comercial do Sistema Positivo de Ensino.

Desde o ano passado, o setor educacional passa por diversas dificuldades trazidas pela pandemia e pelo isolamento social. Esses desafios aceleraram a transformação digital e fizeram escolas do mundo todo repensarem suas práticas pedagógicas a fim de dar continuidade a uma educação de qualidade para nossas crianças e adolescentes. Hoje, dia 28, celebramos o Dia da Educação, data que nos leva a uma reflexão sobre o nosso papel como agentes transformadores da educação. Como disse Paulo Freire: “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”.

A data foi constituída no ano 2000, em função do Fórum Mundial da Educação, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. O evento foi considerado um marco para a educação global na garantia de que todos tenham acesso à educação, considerado um direito fundamental. Mais de 20 anos depois, continuamos discutindo os caminhos da educação no Brasil e refletimos sobre a sua importância na construção de uma sociedade equitativa.

Nós, do Sistema Positivo de Ensino, acreditamos que aprender é uma virtude da humanidade e por isso temos o desejo de despertar essa paixão em todos. Participamos ativamente dessa discussão e da construção de novos caminhos há mais de 40 anos e queremos continuar mobilizando as pessoas, promovendo a aprendizagem contínua, a autonomia e o poder transformador da educação. E, hoje, no Dia da Educação, reafirmamos esse compromisso com as nossas escolas e com toda a comunidade escolar.

Diante das novidades e tendências que a pandemia trouxe para o setor educacional, nossas equipes permanecem sempre atentas, trazendo novas soluções que permitiram que nossas 1.800 escolas conveniadas, no Brasil e no Japão, continuassem entregando um ensino de qualidade para seus 500 mil alunos. Durante esse período, multiplicamos o alcance de nossa plataforma digital, produzimos milhares de videoaulas, entregamos avaliações e simulados on-line, lançamos nosso novo livro digital e nossa proposta para o novo Ensino Médio. Apesar dos momentos difíceis, também tivemos motivos para celebrar as milhares de aprovações em todos os estados brasileiros e cerca de 2 mil alunos aprovados entre os 10 melhores de seus cursos no SiSU. Essas vitórias reforçam nosso desejo de continuar trabalhando em prol do futuro da educação e de resultados mais humanos.

Manifestamos um propósito genuíno de despertar a paixão por aprender, pois acreditamos que a aprendizagem é um propósito de vida. Por isso, neste Dia da Educação, queremos parabenizar cada gestor, professor e coordenador escolar pela dedicação ao ensinar e pelo trabalho que desenvolvem todos os dias em prol da educação e da formação das pessoas. Um parabéns especial também às famílias, que viram suas casas transformadas em salas de aula e participaram ainda mais ativamente da aprendizagem de seus filhos e filhas.

Parabéns e um feliz Dia da Educação!

⟵ Voltar