Dicas
Postado em: 01/03/2021
ferramentas de gestão escolar

5 ferramentas de gestão escolar do Sistema Positivo de Ensino para organizar seu ano

A gestão escolar tem o objetivo de otimizar os processos da escola, melhorando a eficiência do ensino, desburocratizando as atividades e integrando a comunidade escolar. A atividade é complexa e, nesse cenário, as ferramentas de gestão escolar agem como facilitadoras. 

Afinal, a função do gestor escolar envolve gerenciar o dia a dia dos pilares Pedagógico, Administrativo, Financeiro, Recursos Humanos, Marketing, como foco na eficiência e qualidade. Para lidar com tantas frentes, uma gestão escolar eficaz exige planejamento e organização. 

Dessa forma, quanto menos tempo dedicado a processos burocráticos ou à resolução de problemas recorrentes, mais tempo sobra para pensar em melhorias para a instituição de ensino. Em outras palavras, as ferramentas de gestão funcionam para aliviar trabalhos repetitivos e ainda melhorar processos.

Escolhendo os tipos de ferramentas

Seja por meios digitais, seja por meios analógicos, é importante listar as tarefas do dia e da semana, sem nunca perder de vista o pensamento estratégico. É essa visão macro que consolida os objetivos de longo prazo.

Entretanto, não é apenas a sua organização que é relevante, mas a da escola como um todo. Por isso, busque por ferramentas de gestão escolar que auxiliem você a ter uma visão sobre:

  • KPIS ou indicadores de negócio;
  • desempenho dos alunos e das turmas;
  • comunicação com a família;
  • formação continuada.

Ferramentas assíncronas e síncronas para comunicação

Além disso, o distanciamento social exige mais esforço de comunicação, para que todos se mantenham unidos. Nesse sentido, existem as ferramentas assíncronas e síncronas para fortalecer a comunicação. A diferença entre elas é a conexão simultânea ou não. 

No caso das ferramentas assíncronas, não é necessário todos os participantes daquela atividade, curso ou reunião estarem presentes ao mesmo tempo. Estamos falando de ferramentas como e-mail ou lembretes enviados pela plataforma de aprendizagem, por exemplo. 

Já nas síncronas existe algum tipo de interação em tempo real: lives e webconferências fazem parte dessa categoria.

Conheça as ferramentas de gestão escolar do Sistema Positivo de Ensino para sua escola

Contamos com soluções que organizam e tornam mais eficiente o dia a dia da gestão escolar. Você já conhece? Confira abaixo nossas ferramentas de gestão escolar:

1. Assessorias do Sistema Positivo de Ensino

Está com alguma dúvida? Quer melhorar algum processo na sua escola? Gostaria de ter acesso a uma pesquisa ou um documento que facilite o seu dia a dia? Quer ajuda para atingir melhores resultados? Busca formação continuada para a sua equipe? 

Os assessores do Sistema Positivo de Ensino estão disponíveis para ajudar você nos diversos setores da sua escola.

As áreas pedagógica, financeira, jurídica e de marketing da sua instituição têm apoio contínuo para que você continue crescendo, por meio de ferramentas, pesquisas, documentos e formação continuada, entre outros. 

2. Positivo On

Plataforma de aprendizagem desenvolvida para melhorar o ensino e a comunicação da escola com os familiares. No Positivo On, os alunos interagem com o conhecimento. Por meio de planos semanais, eles ampliam e reforçam o que foi aprendido. 

Além disso, por lá, eles também têm acesso a videoaulas. Assim, sua escola não precisa se preocupar com a produção de conteúdo durante a pandemia.

Por meio do app Studos, disponível no Positivo On, os alunos realizam simulados nos quais é possível ter acesso a:

  • Relatórios de desempenho por aluno: pontos fortes e a desenvolver.
  • Relatórios com as estatísticas das questões.
  • Dashboard completo: panorama da escola e por área de conhecimento. Visualização por turma e resultados individuais.

3. Diário de Bordo

Produzimos um planner para colaborar com o processo de organização da escola. No Diário de Bordo, é possível encontrar as sugestões de atividades para os coordenadores, divididas por semanas e com o foco daquele momento: família, alunos, professores ou administrativo.

No Diário de Bordo, há indicações sobre onde o coordenador pode encontrar informações no Positivo On para realizar determinada tarefa.

4. Lives e e-books

O lifelong learning que, de forma resumida, significa aprender de forma contínua, a vida toda, é importante em um cenário de instabilidades e mudanças constantes. 

Nosso objetivo é facilitar a busca por informações. Por isso, o ano passado foi repleto de lives voltadas para gestores, coordenadores e professores (além da família). Conexão Professores, Café com Gestor e Janelas para o Mundo são alguns exemplos dos diversos encontros on-line que tivemos. Vários deles trazem um conteúdo contínuo, para continuar aprendendo em 2021. 

Há, ainda, no Blog de Gestão, e-books sobre diversos temas para as escolas conveniadas. Guia de retomada das aulas presenciais, Novo Ensino Médio, 10 dicas para criar uma videoaula, Como reduzir a inadimplência são alguns exemplos.

5. Campanha de matrículas

As redes sociais trazem resultados efetivos para a campanha de matrículas da sua escola. Por isso, não deixe de interagir nas redes sociais e de publicar conteúdos relevantes para o seu público. Nesse sentido, aposte no storytelling e conte a história da sua escola, dos seus alunos e colaboradores.  Para apoiar nas publicações, as escolas conveniadas podem contar com posts disponíveis no Blog Gestão Escolar.

Quer levar essas ferramentas para sua escola? Fale com um consultor e entenda como o Sistema Positivo de Ensino pode fazer sua escola crescer mais.

Ficou com alguma dúvida sobre as ferramentas para apoiar o seu dia a dia? Converse com a gente nas redes sociais: YouTube, Facebook e Instagram, e continue acompanhando o blog.

Leia mais:

Tendências na educação para 2021

Como colocar o Ensino Híbrido em prática em 2021

⟵ Voltar