Ensino
Postado em: 05/10/2017
novo ensino medio

Novo Ensino Médio: o que é importante saber?

O Novo Ensino Médio vem aí. A implementação, que entra em vigor em 2022, vem ocorrendo progressivamente. A principal alteração é no currículo: agora haverá uma parte comum e obrigatória a todas as escolas e outra parte flexível.

Mas por que isso está ocorrendo? O Novo Ensino Médio vai colocar as escolas em sintonia com os desafios do mundo atual, que exige das pessoas habilidades socioemocionais para lidar com um mercado de trabalho cheio de desafios e mudanças constantes.

Essas habilidades socioemocionais, também conhecidas como soft skills, são competências como criatividade, comunicação, colaboração, equilíbrio emocional e flexibilidade. Ou seja, agora, essas habilidades têm um peso maior na formação dos jovens da Geração Z.

Confira as principais mudanças:

Entenda a reforma do Novo Ensino Médio

Primeiramente, uma das principais mudanças trazidas pelo Novo Ensino Médio está no conteúdo, que, como mencionamos anteriormente, tem uma parte flexível.

Essa parte flexível corresponde aos Itinerários Formativos, conteúdos de aprofundamento em determinada área. São disciplinas (ou componentes curriculares) eletivas, selecionadas pelo aluno e formatadas pelas escolas.

E as disciplinas “normais”? Foram extintas?

Não, agora elas são mais interdisciplinares, para que o aprendizado seja mais aplicável no dia a dia. Então, sabe quando falamos “nunca usei (determinado tema) na vida”? É para evitar que isso aconteça. Então, o que os alunos obrigatoriamente aprenderão?

  • Linguagens e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Esses conteúdos obrigatórios fazem parte do que se chama de Formação Geral Básica, orientada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esse documento regulamenta quais são as aprendizagens essenciais e foi homologado em 2017.

Por fim, somente esses componentes obrigatórios serão cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Quais disciplinas são ensinadas em todos os anos?

Linguagens e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias são obrigatórias em todos os anos do Ensino Médio. Dessa forma, os demais componentes curriculares dependem de como a escola organizará seu currículo.

Aumento de carga horária

Outra mudança impactante do Novo Ensino Médio é o aumento da carga horária de estudos. Ela vai de 2.400 horas para 3.000.

Ao todo, são 1.800 horas para Formação Geral Básica (60% do currículo) e pelo menos 1.200 horas para Itinerários Formativos (40% do currículo). 

A mudança no Ensino Médio vale apenas para escolas públicas?

Não. O novo Ensino Médio vale para todas as escolas brasileiras, públicas e particulares. 

E se o aluno escolher a área “Formação Técnica e Profissional”, como vai funcionar?

A formação profissional e técnica é outra opção para os alunos do Novo Ensino Médio. Ela ocorre na carga horária regular em escolas que disponibilizam essa opção.

Portanto, quando formados, os alunos receberão seus diplomas de curso técnico ou profissionalizante.

Na prática, quando a mudança passa a valer?

A mudança deve ocorrer, segundo a lei, até 2022. No entanto, é recomendado que as escolas iniciem a transição antes, para que possam se preparar.

As escolas conveniadas ao Sistema Positivo de Ensino já estão adaptadas ao Novo Ensino Médio para esse ano letivo, com a implantação do material voltado ao 1º ano.

Já é assim em outros países?

Sim. Em países como os Estados Unidos, a Coreia do Sul e a Finlândia, a grade curricular é mais flexível, o que permite que os alunos se aprofundem nas áreas que mais lhes interessam.

O Novo Ensino Médio será integral?

A lei não determina que todas as escolas tenham Ensino Médio integral. Haverá um aumento de carga horária, que deve ser distribuído conforme a instituição de ensino decidir.

Quer saber mais sobre o tema? Confira aqui um PDF do MEC com as informações do Novo Ensino Médio ou baixe nosso e-book sobre Ensino Médio com um compilado das principais mudanças e como as escolas podem implementá-las.

Para saber mais sobre o universo educacional e ficar por dentro das novidades do Sistema Positivo de Ensino, acompanhe nossas páginas no Instagram, Facebook e YouTube.

Continue lendo:

Novo Ensino Médio: como preparar sua escola

Novo Ensino Médio: saiba como montar os Itinerários Formativos da sua escola

⟵ Voltar