Gestão Escolar
Postado em: 27/11/2020
vantagens de um sistema de ensino

Sistema de ensino: quais são os benefícios?

Quando o assunto é sistema de ensino, muitas pessoas logo pensam em materiais didáticos. Porém essa solução traz muitas outras vantagens para uma escola, como metodologia, estratégia pedagógica e assessoria para diversas áreas da instituição. Neste post, vamos apresentar como funciona e quais são os benefícios de um sistema de ensino. Confira!

Materiais desenvolvidos em parceria

Um dos benefícios de um sistema de ensino pode ser a construção dos materiais e recursos em parceria com as escolas. Ou seja, a oportunidade de ter voz ativa nesse desenvolvimento.

Com uma pluralidade de escolas envolvidas, seus alunos terão acesso a conteúdos didáticos e abordagens metodológicas que funcionam diariamente para diversas instituições.

Fazer parte dessa rede não significa negar a identidade da sua instituição. Ao usar um sistema de ensino que agregue mais recursos, ainda é possível mostrar o que a sua escola tem de melhor (pode ser a história, a estrutura, o perfil do corpo docente, as atividades extracurriculares) para engajar os alunos, criar relacionamento com as famílias e ainda se destacar frente à concorrência.

Acesso a recursos didáticos tecnológicos

Oferecer recursos digitais nunca foi tão importante para uma escola. Por conta da pandemia da Covid-19, por um período prolongado, o ambiente on-line foi um dos poucos recursos que restaram a educadores e alunos. Agora, com uma retomada cada vez mais próxima, o ensino híbrido se tornará uma realidade.

E, para quem conta com um sistema de ensino, fica mais fácil se adaptar a este cenário. Escolas que fazem parte de um sistema de ensino com qualidade recebem experiências de aprendizado digitais coerentes com a proposta do material didático. 

É mais que um benefício extra: são materiais on-line pensados especificamente para agregar valor à metodologia de ensino, expandindo-a para além da sala de aula. Tudo isso contribui com o engajamento de alunos e professores.

Confira o depoimento de Elisabeth Antunes Garcia Rodriguez, diretora do Colégio EAG, de São Paulo (SP), conveniada ao Sistema Positivo de Ensino e entenda a importância que tiveram os recursos digitais neste período de pandemia.

“Utilizamos as diversas ferramentas tecnológicas que enriquecem a gestão das experiências de aprendizagem e fornecem indicadores para nós, gestores, professores, estudantes e famílias. Entre eles, a Realidade Aumentada, os QRCodes, os conteúdos multimídias, as trilhas de aprendizagem e as avaliações personalizadas, PDFs interativos para Educação Infantil e livros digitais. Isso tudo nos auxilia no acompanhamento da evolução da aprendizagem, pois não basta apenas ensinar, é preciso assegurar que todos aprendam. As tecnologias têm um papel muito importante no contexto de aferição do aprendizado e ajudam a desenvolver nos alunos o senso de autonomia, responsabilidade e autodisciplina.”

Em resumo, um bom sistema de ensino sabe integrar a tecnologia com os materiais físicos, para que o aprendizado do aluno seja significativo, e oferece qualidade máxima no desenvolvimento gráfico‑editorial, por meio da seleção dos melhores autores, intensa pesquisa e cuidado com as informações.

Leia também: Tecnologia na educação: Como usar da melhor forma?

Receba uma assessoria pedagógica especializada

Este é um dos principais benefícios de um sistema de ensino. Afinal, sabemos que a formação continuada de professores é fundamental para se atingir os objetivos da escola.

E, quando sua instituição se torna parceira de um sistema de ensino que pensa nos desafios enfrentados pelos professores, você terá uma assessoria pedagógica que orienta docentes e realiza formações. Ou seja, o professor tem acesso a cursos à distância e presenciais, que trazem novidades e estimulam a inovação no ambiente escolar.

Apoio à gestão escolar

Quando se tem um sistema de ensino completo, a assessoria não se resume à área pedagógica. A instituição recebe acompanhamento dedicado aos gestores e coordenadores, da implantação do sistema à dúvidas relacionadas à administração, às finanças e ao marketing.

Aqui, no Sistema Positivo de Ensino, por exemplo, os gestores contam com suporte em todos os processos administrativos e recebem conteúdos por meio de lives, vídeos e webconferências. Além disso, têm acesso a documentos escolares, consultorias, pesquisas e um software de gestão financeira. 

E, para tornar esta gestão mais segura e descomplicada, oferecemos também uma consultoria jurídica completa. Este recurso conta com demonstrações sobre como elaborar documentos importantes, além de orientações acerca de riscos e ações preventivas.

Conte com campanhas de marketing elaboradas para o público escolar

Falando em marketing, não é novidade para ninguém que campanhas bem executadas são indispensáveis para alavancar as matrículas e as rematrículas da sua escola. Tendo um sistema de ensino com esta função, você poderá receber peças de campanha de matrícula ou institucionais criadas por especialistas. 

Estes materiais podem ser um grande diferencial na captação e retenção de alunos, pois, além de serem testados, geram resultados positivos. 

Agora que você já sabe quais os benefícios de um sistema de ensino, que tal transformar a sua escola? Converse um de nossos especialistas e saiba como levar uma experiência positiva de ensino para seus alunos e professores.

Para saber mais sobre gestão escolar e ficar por dentro das novidades do Sistema Positivo de Ensino, continue aqui no nosso blog e acompanhe nossas páginas no Instagram, Facebook e YouTube.

Leia também: Sistemas de ensino: bem mais do que apostilas

⟵ Voltar