Gestão Escolar
Postado em: 08/11/2017
sistemas de ensino

Sistemas de ensino: muito mais do que apostilas

Sistemas de ensino dão suporte a diversas escolas por meio de material didático, apoio pedagógico, consultorias e formação para professores. Mas você já pensou na origem dessa ferramenta e em como ela pode ajudar? Separamos as respostas para todas essas perguntas a seguir. Confira!

O início dos sistemas de ensino

Os sistemas de ensino nasceram em meados de 1970. Os pré-vestibulares, nessa época, se encontraram diante de um desafio: como melhorar o aproveitamento em sala de aula e conseguir, ao mesmo tempo, atender ao grande número de conteúdos que precisavam ser abordados? Diante dessa questão, surgem os sistemas de ensino, como uma estratégia para ensinar de forma mais eficiente e organizada.  

Hoje, essa ferramenta pode ser definida como “um conjunto de recursos didáticos, integrados entre si e interdependentes”, como explica Acedriana Vicente Sandi, diretora pedagógica do Sistema Positivo de Ensino. Com esse objetivo, seu uso foi estendido às escolas, que passaram a utilizá-los da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Vantagens de ter um Sistema de Ensino na sua instituição

Muitos fatores fazem com que um sistema de ensino seja um importante diferencial para as escolas quanto para os alunos. Acedriana lista os principais: 

  • O material que acompanha o sistema de ensino escolhido garante que o conhecimento seja transmitido de forma coerente e coesa, conectando-se entre as séries e áreas; 
  • Sugere diferentes abordagens para cada conteúdo, focando no aluno e em suas necessidades e enriquecendo o protagonismo do estudante;
  • Dá espaço para que cada professor consiga colocar sua metodologia e abordagem em prática durante as aulas; – Propõe interdisciplinaridade. Isso faz com que, um conteúdo de geografia, por exemplo, ganhe amplitude quando apresentada também a sua dimensão histórica e biológica;
  • Apresenta propostas de avaliação e atividades que auxiliam o professor em sua atividade docente.

Sistema de ensino é apostila?

Essa é uma visão ultrapassada! Segundo Acedriana, essa ideia surgiu por conta dos materiais fornecidos pelos cursos pré-vestibulares, que muitas vezes utilizavam conteúdos compilados, resumidos, organizados e sem natureza autoral.

Hoje em dia, porém, “todos os livros que compõem um sistema de ensino são produzidos por autores com vasta experiência em diversas áreas”, garante. E os sistemas de ensino fornecem várias ferramentas que vão desde os materiais didáticos até assessorias de gestão escolar.

Além disso, os materiais de ensino tem como objetivo auxiliar os professores na construção de aulas mais dinâmicas e completas. E como fornecem conteúdos atualizados, ajudam também na formação do aluno e proporcionam direcionais que facilitam o trabalho cotidiano dos professores. 

Fatos que fazem do Sistema Positivo de Ensino a sua melhor escolha!

Primor na elaboração dos materiais

São 250 autores rigorosamente selecionados para a construção dos materiais didáticos e  atividades que ampliam a aprendizagem para além da sala de aula. 

Vivência em rede ampliada e compartilhada
Faça parte de um sistema de ensino com mais de 40 anos de experiência, 1.800 escolas parceiras em todo o Brasil e ainda conta com profissionais especializados em gestão escolar!

Sensibilidade pedagógica
São mais de 40 profissionais dedicados, exclusivamente, ao atendimento pedagógico personalizado. Além disso, conta também com atendimentos presenciais e estreita o relacionamento com as famílias por meio de serviços como a Revista do SPE.

Colaboração efetiva de professor para professor
Todos os professores das nossas escolas parceiras têm a oportunidade de receber orientações práticas de mais de 50 assessores especializados em diversas áreas de conhecimento! Assim, garantimos que nossa comunidade ensine e aprenda cada vez mais entre si.

Ambiente virtual

O Positivo On é uma plataforma on-line que proporciona ferramentas como videoaulas, agenda, relatórios de desempenho, atividades, simulados e avaliações.


Além disso, traz também soluções que favorecem o Ensino Híbrido e facilitam a experiência dos usuários que utilizam a ferramenta.

– Livros digitais

Os livros digitais atendem às necessidades do Ensino Híbrido. E proporcionam acessibilidade, através de conteúdos que se conectam com os livros didáticos.

 

– Realidade Aumentada

Esse recurso permite a integração do mundo real com o mundo virtual ao alcance de alguns cliques. Fornecendo imersão e interatividade no aprendizado e ajudando o aluno a conquista ainda mais conhecimento. 


–  Sala Virtual vinculada com o Google Meet

As Salas Virtuais, vinculadas ao Google Meet, facilitam aulas on-line, apresentações de trabalhos, resoluções de dúvidas e jogos coletivos.


– Árvore de Livros

A Árvore Livros, parceira do Sistema Positivo de Ensino, oferece acesso a mais de 30 mil livros para ler quando e onde quiser! Dessa forma, incentivamos a leitura, aumentamos o repertório dos nossos alunos e ajudamos os professores.

Quer conhecer mais detalhes sobre o nosso sistema de ensino? Leia mais sobre a nossa proposta ou converse com um consultor.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre os Sistemas de Ensino? Continue acompanhando no Instagram, Facebook e YouTube.

⟵ Voltar