Tendência
Postado em: 01/02/2021
tecnologia_educacao

Tendências na educação para 2021

Muitas são as tendências na educação previstas para 2021. Isso porque 2020 transformou os espaços e as ferramentas de aprendizagem, fazendo com que o ambiente digital ganhasse destaque e a inserção da tecnologia no universo educacional com mais velocidade.

Com isso, tendências como o ensino híbrido, a gamificação, a flexibilização escolar, ferramentas digitais de avaliação e muitas outras se transformaram em recursos de ensino utilizados por alunos e professores.

Tudo isso, alinhado à mudança repentina no cotidiano dos docentes, pode gerar inúmeras dúvidas sobre a utilização e até mesmo sobre as necessidades de implementação dessas ferramentas.

Para conversar sobre mudanças e oportunidades que essas tendências podem trazer para o dia a dia de professores e alunos, convidamos Fábio Santos, Gerente de Tecnologia Educacional. Ele esclarece alguns dos principais pontos sobre as tendências na educação para este ano.

O papel do professor em meio a tantas mudanças

Primeiramente, para absorver melhor todas as tendências, é preciso entender qual o papel da escola e, mais especificamente, o papel do professor nesta era tecnológica.

Fábio garante que “o coração da escola continua sendo a relação entre professor e aluno, e que é dela que nasce a aprendizagem.”

Dessa forma, ao compreender esse primeiro ponto, fica mais fácil perceber o papel que a tecnologia tem no cotidiano de todos os envolvidos no processo educacional: facilitar o trabalho do professor, tornando o relacionamento entre o docente e o aluno mais otimizado e focado no que verdadeiramente importa, o processo educacional.

“Ao compreender o real objetivo da tecnologia em sala de aula, podemos entender que o que fica para 2021 são essas ferramentas, que tornam os processos mais fáceis, fazendo com que o professor consiga investir o tempo dele no aluno, nos acertos, erros, déficits e assim por diante”, explica Fábio.


Tendências para 2021

Ensino híbrido

O ensino híbrido, caracterizado pela divisão do aprendizado entre on-line e físico, se consolidou como uma tendência a partir do momento em que o isolamento social se tornou uma realidade no país. Isso porque a necessidade do ensino à distância fez dessa modalidade de ensino a mais recomendada para o momento.

Para Fábio, “2021 será um ano em que a escola ainda vai precisar conviver com a aprendizagem remota e, por isso, o ensino híbrido será uma realidade.” Para continuar desenvolvendo essa prática com êxito, é preciso analisar os erros e acertos da sua escola durante o ano que passou e lembrar sempre que a flexibilidade e a inovação devem fazer parte das dinâmicas escolares em um momento tão delicado quanto o que estamos passando.

Gamificação

A gamificação, caracterizada pela aplicação do design, lógica e regras dos jogos, aparece também como tendência para 2021 porque promove interação, motivação e enriquece ainda mais o aprendizado remoto. Pensando na lógica do ensino híbrido, a gamificação pode se tornar uma estratégia para “proporcionar dinâmicas diferentes, que captem a atenção do aluno e gere mais foco no aprendizado”, afirma Fábio.

Nesse sentido, para ajudar nesse processo, o Sistema Positivo de Ensino desenvolveu livros digitais atualizados. Eles permitem a interação com o conteúdo por meio de ferramentas como vídeos, simulações e jogos que facilitam a compreensão dos temas estudados, geram interesse para novas descobertas e foram pensados para esses alunos que estão aprendendo de maneira flexível e, por isso, precisam de um livro mais interativo.

Ferramentas on-line

Outra tendência para 2021 é a utilização cada vez maior de ferramentas on-line. Elas têm o papel de facilitar o cotidiano da escola e do professor, além de melhorar a relação entre o aluno e o docente, transformando o processo de aprendizagem. Fábio explica que, a longo prazo, “o objetivo é ajudar o professor a trabalhar com mais tranquilidade, reduzindo uma parte operacional do seu trabalho, que pode ser desgastante”.

Para auxiliar nessa tarefa, o Sistema Positivo de Ensino oferece o Positivo On, uma plataforma de ensino que disponibiliza trilhas de aprendizagem, atividades e avaliações on-line, facilitando, assim, o trabalho do professor, o engajamento do aluno e proporcionando ferramentas que visam o protagonismo do estudante no processo de aprendizagem.

Para 2021, temos desenvolvido também novas ferramentas de avaliação, para que a tecnologia tome conta do trabalho manual e o professor tenha mais tempo para pensar nas questões que serão abordadas e, ainda, em como o aluno tem aprendido o conteúdo que tem sido transmitido em aula, por exemplo. Assim, é possível fazer uma verificação de aprendizagem com mais frequência e facilitar a análise geral do aprendizado.

E você, quais tendências acredita que estarão em alta em 2021? Confira também outras orientações aqui, no nosso blog, e nas nossas páginas do Facebook, Instagram e YouTube.

Para saber mais sobre as ferramentas do Sistema Positivo de Ensino, entre em contato.

Leia mais: O que é Ensino Híbrido e sua importância

⟵ Voltar